Quem sou eu

Minha foto
Palmas, Paraná
Trata-se de uma Academia de Letras do Município de Palmas-PR, congrega escritores, Poetas, Pesquisadores, benfeitores da Educação e Cultura de Palmas. Pretende divulgar eventos, datas, livros, escritos em geral de acadêmicos e de colaboradores.

3 de out. de 2010

NOTA DE FALECIMENTO: ACADEMIA PARANAENSE DE LETRAS PERDE SEU PRESIDENTE NESTE 3 DE OUTUBRO DE 2010

É com pesar que informamos o falecimento, na data de hoje - 03 de outubro de 2010,

do Ilustre Senhor José Carlos Veiga Lopes - Presidente da Academia Paranaense de Letras.
O corpo  foi velado no Cemitério Parque Iguaçu em Curitiba e o sepultamento , no dia 04/10/10 as 11 horas no mesmo local. (Informação pela Poeta Andréa Motta.)

Nascido em Curitiba em 07 de maio de 1939, formado em  Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, apaixonado por História. Escreveu vários livros:

Sapecada - Contos regionalistas dos Campos Gerais (1972).

Esboço Histórico da Fazenda Santa Rita - edição mimiografada em 1973, e 2ª edição em 1974.
As Aves do Céu tem ninhos - Romancete Regionalista dos Campos Gerais - (1977).
Curucaca - Ensaios sobre a ave símbolo dos Campos Gerais - (1981).
Açoiteira - Contos regionalistas dos Campos Gerais - (1991).
Origens do Povoamento de Ponta Grossa - Estudo Histórico - (1999).
Raízes da Cidade da Palmeira - Estudo Histórico - (2000)
Informações sobre os bens de Nossa Senhora das Neves no Paraná - Estudo Histórico (2000)
Antecedentes históricos de Porto Amazonas

Em sua Fazenda Butuquara encontra-se um Museu de Arte Popular Brasileira, com objetos de arte popular de todos os Estados Brasileiros, contendo cerca de 2.000 peças, colecionados desde o ano de 1.955.


Em nome da APAL-Academia Palmense de Letras, de Palmas-PR enviamos nosso pesar à família enlutada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


José de Araújo Bauer. Membro Fundador


José de Araújo Bauer nasceu a 30 de janeiro de 1911, em Palmas, Estado do Paraná. Filho de Henrique Bauer Sobrinho e Zulmira de Araújo Bauer. Foi casado com Maria de Lourdes Loyola Bauer (in memoriun). Cursou o primário na Escola Elementar dos Padres Franciscanos, em Palmas, Paraná. Exerceu inúmeras atividades, foi Empreiteiro Rural nos municípios de Palmas, Paraná e Água Doce, Santa Catarina; Peão de transporte de tropas de gado de Palmas a União da Vitória e de Palmas a Palmeira, Estado do Paraná; Balconista em União da Vitória e Jangada do Sul, Paraná; Agregado e Capataz de Fazenda no município de Água Doce, em Santa Catarina; Proprietário Agropecuarista, Criador da raça bovina Caracu, no município de Água Doce, Santa Catarina, desde 1960. Aprecia escrever, de suas atividades literárias destacam-se: Coletânea Usos e Costumes da Sociedade Campeira de Palmas nas Primeiras Cinco Décadas do Século XX (trabalho produzido para o Programa Nossa Terra, do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal, 1997, conforme consta do Jornal O Palmense, n. 121, de 28 de junho de 1997; A Deligência , texto publicado no Jornal O Palmense, n. 121, de 28 de junho de 1997, p. 5 (Projeto Nossa Terra - Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Palmas, Paraná); Antônio Maciel de Araújo (Tonhá). Texto publicado no Jornal A Cidade de União da Vitória, edição 099, p. 5, de 23 de março de 2000; De Caminho de Tropas a Estrada de Rodagem in Nazaro, Lucy Salete Bortolini. Uma história de fé, luta e garra de um povo. Palmas, Paraná: Kaingang, 1999, p. 43-47; O primeiro Ônibus a Palmas in Nazaro, Lucy Salete Bortolini. Uma história de fé, luta e garra de um povo. Palmas, Paraná: Kaingang, 1999, p. 48-51; Prefeitos Municipais de Palmas in Nazaro, Lucy Salete Bortolini. Uma história de fé, luta e garra de um povo. Palmas, Paraná: Kaingang, 1999, p. 52-56 e Reminiscênicas... Histórias de Palmas emergindo da Memória (2001). Recebeu os títulos: Tropeiro de Palmas, em 11 de junho de 1999; Sócio Fundador do Centro Pastoral, Educacional e Assistencial “Dom Carlos” - CPEA; Certificado de Expositor, Primeiro lugar, Categoria reprodutor raça Caracu ‘Adão”, Feira do Parque Castelo Branco, em Curitiba, 1965. Certificado de Expositor, Primeiro lugar, Categoria Bezerros da Raça Caracu, Feira de Água Doce, Santa Catarina, 1984. Pertence às Associações: Clube União Recreativo Palmense, desde 1937; Cooperativa Agropecuária de Palmas, Paraná, hoje Cooperativa Agropecuária Mourãoense - COAMO; Sindicato Rural de Palmas, desde a fundação. Associação dos Criadores da Raça Caracu; Centro Pastoral, Educacional e Assistencial “Dom Carlos”, desde a criação e por vários anos. É Membro Fundador da Academia Palmense de Letras, fundada em 09 de novembro de 2000, ocupa a Cadeira Nº 15, Patrono José Antônio Alexandre Vieira.
Autor do Livro: “Reminiscências- História de Palmas”.




Academias do Paraná

Lucy Bortolini Nazaro Poesia Aproximando Distâncias Projeto de Alfred Asis Chile

Lucy Bortolini Nazaro Poesia Aproximando Distâncias Projeto de Alfred Asis Chile