Quem sou eu

Minha foto
Palmas, Paraná
Trata-se de uma Academia de Letras do Município de Palmas-PR, congrega escritores, Poetas, Pesquisadores, benfeitores da Educação e Cultura de Palmas. Pretende divulgar eventos, datas, livros, escritos em geral de acadêmicos e de colaboradores.

14 de abr. de 2010

DIA 13 DE ABRIL 2010 LANÇAMENTO LIVRO CAUSOS DO CORAÇÃO DE MINHA TERRA, DE LUCY BORTOLINI NAZARO




“CAUSOS DO CORAÇÃO DE MINHA TERRA...”



“Fazer falar os silêncios da memória é alguma coisa de encantador e mágico.


Você conversa com o outro ao mesmo tempo em que conversa consigo mesmo e


vai desencantando seus esquecimentos, conforme Thompson (p.197) , vai cavando


fundo em suas sombras na expectativa de atingir a verdade oculta. Minha verdade


nasceu enquanto criança, ouvinte de histórias contadas pelos heróis não oficiais da


terra que me acolheu. Desejo que outros encontrem -se com o encantamento de ouvir os causos de sua terra.” (Lucy Salete Bortolini Nazaro)




Era início do ano de 2009 quando a Escritora Lucy Salete Bortolini Nazaro apresentou ao Diretor do Departamento de Educação, Esportes e Cultura, Professor Miraldo De Carli, o material narrativo da obra “Causos do Coração de Minha Terra...”. Imediatamente, o rico material foi enviado à Chefia da Divisão de Cultura para leitura e apreciação. No retorno dos originais ao Departamento, o material foi encaminhado pelo Diretor ao Departamento de Administração, para posterior publicação. A autora buscou o Clube de Autores, que publica obras gratuitamente, e presenteou Palmas com o seu trabalho de pesquisa e amor a Palmas.


O livro “Causos do Coração de Minha Terra” foi lançado no dia 13 de abril de 2010, um dia antes dos 131 anos de Emancipação Político-Administrativa de Palmas. É uma obra importante para Palmas, conta com causos curiosos de pessoas da terra palmense e da região.


Palmas Centenária, seus cidadãos, sua gente, são fontes ricas de história, mas muitas histórias não foram registradas objetivamente ou na ficção para o deleite dos que amam sua Terra. Pessoas que contam com mais de setenta anos foram fonte e inspiração da Escritora, Membro Fundador da Academia Palmense de Letras e da Academia de Letras e Artes de Pato Branco. Alguns “causos” trazem comicidade outros permitem emoções e podem resultar em choro. Outros trazem “lembranças do interior”, o “amor como mistério”, “roda de chimarrão”, “causos de Claudiomiro, de Seu Augusto, de Seu Everaldino”... São histórias para guardar no coração. No “Coração de minha Terra”, como subjetivamente enfatizou a narradora e pesquisadora Lucy Salete Bortolini Nazaro.


Tive a oportunidade, como uma das fundadoras do Grupo de Teatro Universitário Context’Ação, de participar da gênese da peça “Cem Anos da Presença Franciscana em Palmas”, lendo, relendo, acrescentando palavras, assistindo ensaios, lendo pesquisas sobre a vida franciscana na Região. É uma criação que teve uma estréia maravilhosa, quando de sua apresentação no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná, agora eternizada no livro.
Poesia, prosa, leis ortográficas são componentes que considero importantes na obra para a Educação, no conjunto poderão, como expressa a Escritora, “servir para leitura, também, em sala de aula, apresentando aos alunos aspectos de uma história cultural, vivenciada pelos mais velhos, que poderá servir como motivo para sua pesquisa e escritura.”


Em nome da Academia Palmense de Letras e da Academia de Letras e Artes de Pato Branco, das quais foi uma das idealizadoras e Membro Fundador, desejo que outros “Causos do Coração” de Sua “Terra” possam nascer de sua verve, imortalizados! (Luiza Josefina Varaschin, Membro da Academia Palmense de Letras, Academia de Letras e Artes de Pato Branco, Pen Clube do Brasil, Academia de Letras José de Alencar).




Este livro apresenta alguns causos curiosos contados por pessoas da minha terra. São histórias de vida que nos fazem rir e chorar ao mesmo tempo, são verdadeiros ensinamentos sobre o que é ser realmente forte, ter um querer verdadeiro e lutar para que se realize. Apresenta, na forma ficção, as histórias experiênciadas por pessoas com mais de setenta anos de idade. E, numa segunda parte, o livro traz dicas importantes sobre COMO ESCREVER COM BASE NA NOVA ORTOGRAFIA, COMO USAR AS NOVAS REGRAS.” (Lucy Salete Bortolini Nazaro, Comentário no Clube dos Autores.



Lançamento do livro 13 de abril de 2010.

Texto pela Acadêmica da APAL: Luiza Josefina Varaschin Lustosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário


José de Araújo Bauer. Membro Fundador


José de Araújo Bauer nasceu a 30 de janeiro de 1911, em Palmas, Estado do Paraná. Filho de Henrique Bauer Sobrinho e Zulmira de Araújo Bauer. Foi casado com Maria de Lourdes Loyola Bauer (in memoriun). Cursou o primário na Escola Elementar dos Padres Franciscanos, em Palmas, Paraná. Exerceu inúmeras atividades, foi Empreiteiro Rural nos municípios de Palmas, Paraná e Água Doce, Santa Catarina; Peão de transporte de tropas de gado de Palmas a União da Vitória e de Palmas a Palmeira, Estado do Paraná; Balconista em União da Vitória e Jangada do Sul, Paraná; Agregado e Capataz de Fazenda no município de Água Doce, em Santa Catarina; Proprietário Agropecuarista, Criador da raça bovina Caracu, no município de Água Doce, Santa Catarina, desde 1960. Aprecia escrever, de suas atividades literárias destacam-se: Coletânea Usos e Costumes da Sociedade Campeira de Palmas nas Primeiras Cinco Décadas do Século XX (trabalho produzido para o Programa Nossa Terra, do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal, 1997, conforme consta do Jornal O Palmense, n. 121, de 28 de junho de 1997; A Deligência , texto publicado no Jornal O Palmense, n. 121, de 28 de junho de 1997, p. 5 (Projeto Nossa Terra - Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Palmas, Paraná); Antônio Maciel de Araújo (Tonhá). Texto publicado no Jornal A Cidade de União da Vitória, edição 099, p. 5, de 23 de março de 2000; De Caminho de Tropas a Estrada de Rodagem in Nazaro, Lucy Salete Bortolini. Uma história de fé, luta e garra de um povo. Palmas, Paraná: Kaingang, 1999, p. 43-47; O primeiro Ônibus a Palmas in Nazaro, Lucy Salete Bortolini. Uma história de fé, luta e garra de um povo. Palmas, Paraná: Kaingang, 1999, p. 48-51; Prefeitos Municipais de Palmas in Nazaro, Lucy Salete Bortolini. Uma história de fé, luta e garra de um povo. Palmas, Paraná: Kaingang, 1999, p. 52-56 e Reminiscênicas... Histórias de Palmas emergindo da Memória (2001). Recebeu os títulos: Tropeiro de Palmas, em 11 de junho de 1999; Sócio Fundador do Centro Pastoral, Educacional e Assistencial “Dom Carlos” - CPEA; Certificado de Expositor, Primeiro lugar, Categoria reprodutor raça Caracu ‘Adão”, Feira do Parque Castelo Branco, em Curitiba, 1965. Certificado de Expositor, Primeiro lugar, Categoria Bezerros da Raça Caracu, Feira de Água Doce, Santa Catarina, 1984. Pertence às Associações: Clube União Recreativo Palmense, desde 1937; Cooperativa Agropecuária de Palmas, Paraná, hoje Cooperativa Agropecuária Mourãoense - COAMO; Sindicato Rural de Palmas, desde a fundação. Associação dos Criadores da Raça Caracu; Centro Pastoral, Educacional e Assistencial “Dom Carlos”, desde a criação e por vários anos. É Membro Fundador da Academia Palmense de Letras, fundada em 09 de novembro de 2000, ocupa a Cadeira Nº 15, Patrono José Antônio Alexandre Vieira.
Autor do Livro: “Reminiscências- História de Palmas”.




Academias do Paraná

Lucy Bortolini Nazaro Poesia Aproximando Distâncias Projeto de Alfred Asis Chile

Lucy Bortolini Nazaro Poesia Aproximando Distâncias Projeto de Alfred Asis Chile